COMPARTILHAR

E está chegando o fim (que foi estendido e muito) de uma era que começou em 3 de outubro de 2002, mas para nós brasileiros a saga do ninja número um, cabeça-oca e hiperativo de konoha começou em 2007, ano que começou a ser exibido Naruto Brasil pelo Cartoon Network e também no SBT.

Mas antes de celebrar o fim, vamos relembrar alguns momentos que fizeram nossos olhos brilharem e nosso coração de fã pular para fora. A seguir selecionamos alguns dos melhores momentos e fases do anime:


Uma Missão Perigosa! Uma Aventura no País das Ondas!


A primeira grande missão do nosso amado time 7. O primeiro embate contra zabuza é de encher os olhos e a luta de Naruto e Sasuke contra Haku é ainda hoje uma das mais amadas pelos fãs. Mas a beleza desse arco não está somente nas lutas, mas sim na profundidade que a história possui.


Desafio Chunnin: Gaara contra Rock Lee e as rodadas finais


A época em que grande parte do público começou a acompanhar de verdade o anime é, ainda hoje, umas das fases mais aclamadas de toda a história. Lutas como Rock Lee vs Gaara, considerada por muitos a melhor luta do clássico, Naruto vs Neji onde o perdedor prova seu valor em uma das lutas mais emocionantes, dentre vários outros momentos marcantes.


Luz contra Escuridão: Naruto vs Gaara


No ataque de Orochimaru a Konoha temos o grande embate de Naruto contra Gaara. O ápice da parte clássica do anime chega em uma das lutas mais esperadas pelos fãs, onde duas pessoas totalmente diferentes porém com infância extremamente parecida se enfrentam num embate incrível que dá gosto de rever. O momento em que Naruto fala para Gaara que entende como é estar no lugar em que ele se encontra é de fazer qualquer um suar pelos olhos.

 


A fúria do Rasengan e a batalha entre os sannins lendários


Após o ataque a konoha, a aldeia precisa de um novo líder e Jiraiya com seu novo aprendiz Naruto parte em busca da futura quinta hokage. Neta do primeiro hokage (que como o próprio diz foi bastante mimada e herdou sua fixação por jogos de apostas), Tsunade foi uma incrível adição ao anime mostrando o verdadeiro ‘girl power’ desde sua chegada até se tornar hokage. Porém o ponto alto da busca pela sucessora do terceiro hokage foi a luta entre os 3 sannins lendários Jiraiya, Tsunade e Orochimaru em proporções épicas, e a luta pessoal entre Naruto e Kabuto. A cena em que o protagonista se deixa levar o golpe apenas para prender Kabuto e aplicar seu primeiro Rasengan com perfeição é deveras emblemática, pois este jutso seria a partir dali seu grande carro-chefe em batalhas.


A Promessa que Não Pode Ser Cumprida


Sasuke em busca de poder aceita o convite para servir a Orochimaru e Naruto entra em seu caminho. A luta mais aguardada pelos fãs não decepcionou. Toda carga emocional posta em cada palavra, cada soco, todo o esforço de Naruto para salvar seu amigo de si próprio para que no fim este fosse para a escuridão em busca de poder. Se a história acabasse ali, poderia até ser um fim decepcionante, mas teríamos uma grande estrada pela frente.


O Jinchuriki da Areia


Akatsuki vai atrás de Gaara, que luta para não ser capturado, porém com todo o esforço para proteger sua vila acaba sendo derrotado, e o time sete é enviado para seu resgate. Aqui vemos o quanto a luta com Naruto marcou o Kazekage que não poupa esforços para proteger seu povo mesmo lhe custando a vida. O melhor momento é toda Aldeia da Areia festejando o retorno de seu líder, para a surpresa do mesmo.


O momento mais longo…


O fim da história de dois grandes ninjas, Jiraiya e Uchiha Itachi. A luta de Jiraiya contra Pain, o líder da Akatsuki, foi o melhor momento do personagem e aprendemos mais sobre o grande “Ero-Sennin” (Sábio Tarado), pena que este foi seu último momento em vida.

Já a luta já anunciada e muito aguardada de Sasuke e Itachi teminou com um gosto amargo, após descobrirmos a real história do assassinato do clã Uchiha e tudo que Itachi sofreu, desejamos profundamente que aquele fim não fosse real. Foi uma temporada de puro sofrimento para os fãs, a abertura por si só já diz tudo.

 


O mundo conhece a dor


Pain, líder da Akatsuki, ataca Konoha atrás de Naruto. Um dos embates mais fantásticos do anime, você se comove ao ver toda a história de Nagato, toda a estrada de dor e sofrimento, a formação da akatsuki e o que o levou a se tornar Pain e até mesmo lutar e matar seu mestre, tudo para alcançar seu objetivo de paz no mundo ninja. Felizmente Naruto mostra a tempo a Nagato que existe uma outra forma de se chegar a paz e acabar com o ciclo de ódio e que ele jamais iria desistir de alcançar este objetivo, o que faz o vilão desistir de seus objetivos e, em um último sacrifício reviver todos a quem matou em seu ataque.


O Brilho Laranja


A verdadeira história sobre o nascimento de Naruto. Em sua luta com Pain, Naruto perde o controle e quase sucumbe a influência da Kyuubi sendo parado pelo Quarto Hokage, que revela ser seu pai. Mais à frente, em treinamento com Killer Bee para controlar seu poder Naruto finalmente encontra sua mãe, Kushina Uzumaki, que ao ouvir que ela é sua mãe não pensa nem dois segundos para abraça-la em uma cena linda e muito comovente. Toda interação de Naruto e Kushina é muito tocante. Naruto foi o grande legado que o Relâmpago Amarelo e a Habareno Escarlate deixaram em sua morte, o Hokage Laranja.


Quem é você?!


A história de Obito Uchiha o causador da Quarta Grande Guerra Ninja. Sejamos francos, nunca houve tanto mistério sobre quem estaria por trás da máscara se passando por Madara Uchiha mas, a história de Obito é de longe a parte mais interessante da Grande Guerra Ninja, mesmo com tantos fillers. Sua luta pessoal com Kakashi, seu ex-companheiro de equipe, é uma das mais bonitas de se assistir.

No clímax da Grande Guerra Ninja vemos Obito confrontar a si mesmo ao lutar contra Naruto, que consegue relembrar ao ninja tudo aquilo que estava enterrado em seu coração e coberto com a maldição do ódio dos Uchihas e que a paz não seria conquistada colocando o mundo em um grande genjutso. As vezes para derrotar um inimigo é só lhe estender a mão.


O Vale do Fim


O local onde Hashirama Senju e Madara Uchiha travaram sua última grande batalha em vida, é também o local do último embate de nossos protagonistas. A história do anime – considerando que a última temporada é apenas um prologo para Boruto – não poderia se encerrar de melhor forma, com a melhor luta de toda a saga, tanto visualmente, quanto sua importância para toda a história. É ali no vale do fim que Naruto cumpre sua promessa feita a Sakura lá na fase clássica, onde ele traz seu amigo de volta.

 

As considerações finais sobre toda a saga do ninja hiperativo e cabeça oca ficarão para o texto 2, celebrando o fim do anime. Até lá!